Notícias da Diocese do Algarve

Últimas notícias do Website Oficial da Diocese do Algarve

  1. Faleceu hoje aos 86 anos de idade, no Funchal, D. Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora, arquidiocese à qual a Diocese do Algarve está ligada por pertencer à Província Eclesiástica de Évora. “A Diocese do Funchal manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo emérito de Évora, D. Maurílio de Gouveia, neste dia da …
  2. A Diocese do Algarve promoveu no passado sábado as XVIII Jornadas de Ação Sociocaritativa sobre o tema “Pobre, caminho de Missão”, com a participação de 96 agentes do setor social de várias paróquias, instituições e movimentos. Na iniciativa, que teve lugar no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve em Ferragudo, o bispo diocesano …
  3. O diretor do Secretariado da Pastoral Sociocaritativa da Diocese do Algarve divulgou no passado sábado, nas XVIII Jornadas de Ação Sociocaritativa, um questionário que visa “conhecer o universo dos grupos paroquiais de ação social”. “Considero ser um auxiliar importante para o nosso bispo e para todas as instituições para a pastoral em si que se …
  4. O presidente da Cáritas algarvia apelou nas XVIII Jornadas de Ação Sociocaritativa da Diocese do Algarve à organização e articulação do serviço dos diversos grupos eclesiais que trabalham no setor social. “Em ordem a poder ser uma ação constante, harmónica e persistente, com verdadeiro impacto na vida das pessoas e da sociedade é necessário congregar …
  5. O padre Carlos de Aquino, segundo orador das XVIII Jornadas de Ação Sociocaritativa da Diocese do Algarve, que no passado sábado refletiram sobre o tema “Pobre, caminho de Missão”, pediu aos participantes que não sejam “funcionários do sagrado” nem “funcionários da Segurança Social”. “Quantas vezes cuidamos da interioridade para não nos tornarmos funcionários do sagrado?”, …
  6. “Não podemos acostumar-nos ao cuidado básico do saquinho da comida. Para além de pouco é básico e não extingue, nem sequer documenta a caridade cristã que nos faz ajoelhar diante do pobre e reconhecer nele o próprio Cristo”, advertiu o padre Pedro Manuel, primeiro orador das XVIII Jornadas de Ação Sociocaritativa da Diocese do Algarve, …
  7. O bispo de Luena, capital da província do Moxico, Angola, uma das duas dioceses destinatárias da renúncia quaresmal deste ano da Igreja algarvia, está preocupado com destruição da fauna e da flora e com a taxa de analfabetismo. D. Jesús Tirso Blanco, em visita pastoral às localidades mais recônditas da maior província angolana (com uma …
  8. Faleceu no passado dia 8 deste mês, no hospital de Portimão, a irmã Idalina Trindade do instituto das Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), que trabalhou no Algarve nos últimos 28 anos. A religiosa, de 92 anos, que fazia parte da comunidade de Porches das FMM, tinha sido internada alguns dias antes, após ter sido acometida …
  9. “Qual é a minha vocação?” é a pergunta que intitula o encontro que a Diocese do Algarve promoverá no próximo dia 30 deste mês para jovens de ambos os sexos com mais de 18 anos. A iniciativa realizar-se-á na casa de retiros de São Lourenço do Palmeiral, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, …
  10. A Diocese do Algarve promove no próximo domingo, 17 de março, uma nova edição da designada ‘Escola de Oração’ para ensinar a rezar com as novas tecnologias. A iniciativa realizar-se-á na casa de retiros de São Lourenço do Palmeiral, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, no âmbito da programação anual proposta pela comunidade …

folha do domingopastoral juvenil algarvecda algarveturismo diocese algarvepastoral saude algarve